catequista

Mensagem ao Catequista

CATEQUISTA! você é você. você é missão, responsabilidade,humanismo,solidariedade.você é um caminhar constante,irá sempre ao encontro.

O CATEQUISTA não espera, ele vai! Vai sem saber o que encontrar. Istonão importa.O importante é você ser dotado depaciência, de coragem e, sobretudo com a vontade de compreender.

O CATEQUISTA vai! Por que vai? Porque sempre tem e terá alguém esperando.

CATEQUIZAR é aproximar, ouvir e estar junto, participar é sofrer ealegrar com alguém ou para alguém. Este alguém pode ser, a criança, o adulto, ovelho, o enfermo, o menor carente ou uma pessoa que necessita de nossa atenção.

CATEQUISTA é aquele que vê no próximo um ser com possibilidades de sertransformado. Não é fazê-lo á nossa semelhança, mas sim avaliar suas potencialidades e deduzir até onde aproveita-las.

Ser CATEQUISTA é sentir-se responsável por uma igreja sinal de Deus Amor,Pai e Mãe, esperança dos aflitos e sofredores.

Ser CATEQUISTA não significa você ser o sábio, mas requer coraçãoforte, vontade firme.

O CATEQUISTA não desiste! A derrota de hoje, pode estar na vitória do amanhã.Acreditamos que na função missionária de catequizar, é ter também acapacidade mental de experimentar, muitas vezes a derrota. Pelo fato, segundo nossa avaliação a sensação de nada ter conseguido! Então a resposta para si mesmo é: MISSAO CUMPRIDA.Repetir com convicção : Vou continuar! É preciso fundamentar essa vocaçãocom a leitura da Palavra de Deus, aprendendo dos simples, ter olhos abertos, atentos á realidade; ter coração humano, fraterno, é ser continuador de Cristo entre os humilhados.Vamos ser catequistas renovados, inculturados, sem medo, profetas.Criem pistas de saída; procurem fontes abastecedoras; planejem caminhadas,participem da comunidade. Valorizem-se!Estimulem-se! Unam-se catequistas de nossa cidade.Chegou a hora da catequese viva, eficaz, transformadora.

CATEQUISTA valorize a sua hora, é a hora dos profetas. não se cale.nãodeixe a palavra de Deus morrer afogadano poço do medo. Seja profeta, porta-voz de Deus- Amor.

A igreja está com você!

Disque 100

Pastoral da Criança

Portal do Conselho Tutelar

O que é o Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar é um órgão inovador na sociedade brasileira, com a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e o potencial de contribuir para mudanças profundas no atendimento à infância e adolescência.
Para utilização plena do potencial transformador do Conselho Tutelar, é imprescindível que o conselheiro, o candidato a conselheiro e todos os cidadãos conheçam bem sua organização.

ECA - Art. 131 - “O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não-jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei”.


O CT é um órgão público municipal, que tem sua origem na lei, integrando-se ao conjunto das instituições nacionais e subordinando-se ao ordenamento jurídico brasileiro.
Criado por Lei Municipal e efetivamente implantado, passa a integrar de forma definitiva o quadro das instituições municipais.
Desenvolve uma ação contínua e ininterrupta.
Sua ação não deve sofrer solução de continuidade, sob qualquer pretexto.
Uma vez criado e implantado, não desaparece; apenas renovam-se os seus membros.

Não depende de autorização de ninguém - nem do Prefeito, nem do Juiz - para o exercício das atribuições legais que lhe foram conferidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente: artigos 136, 95, 101 (I a VII) e 129 (I a VII).

Em matéria técnica de sua competência, delibera e age, aplicando as medidas práticas pertinentes, sem interferência externa.

Exerce suas funções com independência, inclusive para denunciar e corrigir distorções existentes na própria administração municipal relativas ao atendimento às crianças e adolescentes.

Suas decisões só podem ser revistas pelo Juiz da Infância e da Juventude, a partir de requerimento daquele que se sentir prejudicado.

LEIA O "ECA" AQUI!

LEIA O "ECA" AQUI!
Estatuto da Criança e do Adolescente

Pró-menino

Blog do Bessi

Widget

domingo, 10 de outubro de 2010

Eu e a Pastoral da Criança


Estou muito feliz. Trabalhar com a Pastoral da Criança me deixa muito bem. Um trabalho voluntário faz me sentir melhor, por poder, de certa forma, ajudar quem precisa, apenas com o que eu posso ajudar. Faço este trabalho sem a pretensão de me promover, aparecer. Quero apenas ajudar, e estar num grupo de pessoas assim. Não há terapia melhor para um ser humano. Nem que eu fosse em psicólogo, terapeuta, etc faria me sentir tão bem quando volto de um dia de celebração da vida na Pastoral. Se eu não precisasse de dinheiro para me sustentar, me dedicaria integralmente e somente a Pastoral da Criança. Porque para mim é muito prazeroso trabalhar pela saúde delas, pela alegria, pela felicidade delas.

É lindo ver aquelas crianças que vivem e sobrevivem no meio da sujeira, da lama, tomando seu banhinho, se enfeitando para ir na celebração, esperando os elogios e carinhos que daremos a elas.
Atendemos a comunidade da periferia de Montenegro. A Travessa José Pedro Steigleder, onde há graves problemas de tráfico de drogas, violência e ciminalidade. Miséria pura; Mas esperança.


0 comentários:

 

Pink Girlz Blogger Template | Blogger Clicks Design